INFORMAÇÕES SOBRE O PORTO
de São Francisco do Sul
 

A Baía Babitonga configura-se como o melhor ancoradouro do sul do país com ótimos locais para fundeio e abrigo de todo tipo de embarcação.
Além do atual Porto de São Francisco do Sul, já estão em projeto dois novos portos no interior da baía: o Porto de Itapoá e o Porto de Laranjeiras. O primeiro logo na entrada da barra de São Francisco e o segundo mais para dentro da baía , próximo às instalações da laminadora de aço da USINOR, do projeto Veja do Sul. Ambos oferecendo excelentes cotas de elevada profundidade assim como ampla e abrigada área de manobras , para os navios.

O canal de acesso até o Porto de São Francisco do Sul assim como a Área de Manobras foram em maio de 2003, totalmente demarcados ( balizados ) com moderníssimo conjunto de bóias conhecidas como “bóias inteligentes” as quais possuem, cada uma, sofisticado equipamento eletrônico controlado por G.P.S. e transmissores de rádio em VHF que permitem a informação de seu correto posicionamento, a qualquer momento.
Tais bóias são rasteadas por uma estação rádio controladora, posicionada em ponto estratégico no alto do Morro João Dias na entrada da barra, a qual capta os sinais de rádio emitidos pelas bóias e os retransmite para a estação logística central na Administração do Porto. Caso aconteça qualquer avaria ou deslocamento de posição da bóia, imediata e automaticamente a informação chega na estação central , no porto.

O Porto de São Francisco do Sul foi o segundo porto nacional a instalar e operar tal equipamento de última geração tecnológica somente antecedido pelo porto de Paranaguá.

fonte: Mário Bernstorff